O Pico da Caledônia é um dos pontos mais incríveis e emblemáticos de Nova Friburgo. O gigante tem mais de 2 mil metros de altitude e pode ser visto de diferentes pontos da cidade – sempre, é claro, com um visual de tirar o fôlego.
Ao contrário de outras trilhas, o seu acesso é facilitado, sendo possível ir de carro até a base das escadarias. Na realidade, ainda assim será preciso subir mais de 600 degraus para chegar ao topo da montanha — um esforço físico que, sem sombra de dúvidas, vale muito à pena.
Neste conteúdo, você vai saber detalhes sobre onde fica o Pico da Caledônia, como chegar a ele e outras informações relevantes sobre o espetacular maciço rochoso do interior do Rio de Janeiro. Acompanhe:
Lista de conteúdo
ToggleO Pico da Caledônia, em Nova Friburgo
O Pico da Caledônia (ou Pico do Caledônia) é um maciço rochoso localizado em Nova Friburgo em sua divisa com Cachoeiras de Macacu, no interior do RJ.
Sua altitude é de 2.257 metros, tornando-o a 2ª montanha mais alta da Serra do Mar (cadeia de rochas que se estende entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina).
Somente os Três Picos, que também ficam na cidade friburguense, superam o Caledônia em altura. O Pico Maior tem 2.366 metros, conforme medição mais recente feita pelo doutor em geociências, Antonio Paulo Faria.
O maciço do Caledônia está situado no Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Entretanto, o acesso a ele é monitorado pela Petrobrás. Isso acontece porque existem torres de telecomunicação da petrolífera e de outras empresas no local.
A entrada para o Pico da Caledônia é gratuita e não é necessário agendar visita. Basta direcionar-se à guarita da Petrobras, identificar-se e seguir a trilha. Segundo o Jornal A Voz da Serra, o horário para visitação é das 7h às 15h.
Do topo da montanha, é possível ter uma visão 360º de diversos pontos da cidade — como Três Picos, Capacete, Pedra do Faraó. Até mesmo partes da Baía da Guanabara, da cidade do Rio de Janeiro e da Região dos Lagos podem ser vistas do local em dias de maior visibilidade.
O Pico da Caledônia está localizado em “floresta alta montana”, onde as baixas temperaturas são comuns. Médias inferiores a 15º são frequentes nessa região, de acordo com o PETP.
Assim, temperaturas abaixo de zero, geadas e muitas nuvens podem ser vistas durante o inverno friburguense.
Onde fica o Pico da Caledônia
Pico da Caledônia fica no bairro do Cascatinha, em Nova Friburgo, e faz parte do Parque Estadual dos Três Picos, na região serrana do estado do RJ.
Quantos degraus tem o Pico da Caledônia?
De acordo com o PETP, a escada do Pico da Caledônia tem 631 degraus.
Ainda que você encontre muitas afirmações de que são 632, o número oficial divulgado pelo parque reduz um passo do caminhante.
Mas, na prática, não há tanta diferença, não é verdade?
A trilha do Pico da Caledônia, em Nova Friburgo
Acessar o Alto Caledônia é relativamente fácil. Isso acontece porque há uma estrada em paralelepípedo que leva até a guarita da Petrobrás. De lá, basta subir a escadaria de 631 degraus para chegar ao topo da montanha.
Entretanto, é preciso observar que, geralmente, a estreita estrada de acesso fica em condições ruins ou péssimas. Associado ao fato da via ser bastante íngreme, pode ser complicado subir de carro que não seja 4 × 4.
Além disso, não há muito espaço para estacionamento tanto pelo caminho quanto perto da guarita.
Então, existem 3 alternativas para chegar ao Caledônia usando a mesma via:
- De veículo 4 × 4 ou moto até a guarita + subida da escadaria:
Aproximadamente 1 hora (ida e volta). - De carro ou outro veículo até cerca de 2,0 km antes da guarita + subida a pé até a guarita + subida da escadaria:
Cerca de 1,5 km e 2 horas (ida e volta), com +/- 500 metros de desnível. - A pé desde o início da estrada, no bairro Cascatinha, + subida da escadaria:
Aproximadamente 6 km e 6 horas (ida e volta), com +/- 1.300 metros de desnível.
O tempo de trilha depende, sobretudo, do condicionamento físico dos caminhantes e das paradas pelo caminho e no topo.
Todo o percurso é bastante íngreme. Por isso, esteja fisicamente preparado para encarar uma boa subida até o ponto mais alto do Caledônia.
Funcionamento: diariamente, 7h às 15h
Entrada: gratuita
Agendamento: não é necessário
Estacionamento: algumas vagas na entrada do circuito
Como chegar ao Pico da Caledônia
Para subir a 2ª montanha mais alta da Serra do Mar, você precisa:
- Chegar ao bairro Cascatinha, em Nova Friburgo;
- Subir pela estrada que leva ao Alto Caledônia;
- Encarar a escadaria de 631 degraus.
A seguir, você confere detalhes sobre cada uma das etapas:
O maciço do Caledônia tem acesso pelo bairro friburguense “Cascatinha”. Para ir até ele pelo centro da cidade, você deve seguir indicações para o bairro “Olaria” e acessar a “Via Expressa”.
Então, você chegará ao bairro Cônego. Siga toda a via de paralelepípedo até a praça do Cascatinha.
Metros à frente, vire à direita, em direção ao Parque Municipal Juarez Frotté.
Continue na “Estrada São Lourenço” e, na primeira bifurcação, mantenha-se à esquerda para entrar na “Estrada Pico da Caledônia”.
Agora, basta seguir a rua principal até a guarita ou até o ponto em que o seu veículo conseguir subir.
Então, ao chegar à guarita da Petrobrás, registre seu nome, número de documento e horário de entrada. Em seguida, é só começar a caminhada pelos mais de 600 degraus da escadaria:
Após subir as escadas, dirija-se à direita para ter acesso à famosa Pedra Coração de Boi, com vista dos Três Picos e Capacete, e o incrível visual da região:
Indo de ônibus do Centro de Friburgo para o Pico da Caledônia
Você pode pegar a linha “Cascatinha” e descer na praça do bairro. Então, siga as instruções acima para seguir a pé até o topo da montanha. Confira os horários da linha, segundo a operadora de ônibus Nova Faol:
Informações técnicas sobre a trilha do Pico da Caledônia
– Altitude do Pico da Caledônia: 2.257 metros
– Esforço físico: leve superior*
– Exposição ao risco: baixo
– Insolação: média
– Orientação: fácil
*considerando a trilha com aproximadamente 1,5 km de distância.
Fonte de água: uma queda d’água próxima à guarita.
Entenda as informações técnicas
📸 Reprodução: FEMERJ
Recapitulando
- Em Friburgo, dirija-se aos bairros de Olaria e, depois, Cascatinha
- Depois da praça do Cascatinha, entre à direita
- Passe o Parque Municipal Juarez Frotté e mantenha-se pela Estrada Pico da Caledônia
- Siga pela estrada até o ponto onde for possível estacionar o veículo (se você for de carro ou moto)
- Identifique-se na guarita da Petrobrás
- Após subir as escadas, dirija-se à direita
- Aproveite a vista!
Já foi no Pico da Caledônia?
Conta pra gente a sua experiência!
Se ainda não foi, deixa as suas dúvidas e expectativas nos comentários.
7 thoughts on “Pico da Caledônia, em Friburgo: fotos e como chegar na trilha!”