Pico dos Três Municípios: a exigente trilha que leva a um dos pontos mais deslumbrantes do RJ

Uma visão única e imperdível no interior do estado do Rio de Janeiro: esse é o Pico dos Três Municípios

O verdadeiro paraíso em terras fluminenses foi assim nomeado pela sua localização, que fica entre as cidades de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis.

Um percurso repleto de subidas íngremes por costões de pedra, bambuzais e o incômodo capim de anta vale totalmente à pena quando se chega ao cume desse incrível monumento natural.

Siga com a gente para descobrir detalhes sobre o espetacular Pico dos Três Municípios!

O Pico dos Três Municípios, no Rio de Janeiro

Pico dos Três Municípios (ou Pedra dos Três Municípios) está localizado no tríplice limite entre Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. A sua altitude é de 2.081 metros e a trilha que leva até o seu cume tem cerca de 11 km, entre ida e volta. 

A área faz parte do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), onde fica o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro, segundo o INEA.

O pico tem visual impressionante, com vista para outros gigantes da região — como Caledônia, Complexo da Mulher de Pedra, Três Picos e Serra dos Órgãos. 

A sua conquista é relativamente recente. Ela foi realizada por Francesco Berardi, Cláudia Bessa e José Carlos Oliveira, membros do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), em 23 de dezembro de 2001.

Vista do Pico dos Três Municípios 📸 Roteiros e Trilhas

Ao fundo, vista para a Caixa de Fósforo 📸 Roteiros e Trilhas

A trilha do Pico dos Três Municípios, em Nova Friburgo

O caminho que leva ao pico é exigente e, por isso, ele é mais indicado para pessoas experientes no montanhismo. Isso porque será preciso enfrentar trechos de forte subida/descida, uma vegetação difícil e lajes de pedra.

Mesmo em períodos sem chuvas tão recorrentes, é possível se deparar com trechos muito úmidos e escorregadios, com lamaçais, charcos e trechos deslizantes.

Existe, sim, a possibilidade de subir a parte final sem o uso de cordas. Mas, recomenda-se levá-la por precaução para a passagem em trechos em piores condições, especialmente para pessoas com dificuldades em subidas íngremes.

Mesmo que o caminho tenha aproximadamente 11 km, a trilha pode ser lenta e levar entre 6h e 9h (entre ida e volta). 

Por isso, não se esqueça de abastecer a sua mochila com alimentos, garrafa d’água, kits de primeiros-socorros, lanternas e tudo o mais que for necessário para várias horas na estrada.

Imprescindível dizer que é necessário usar calçados de boa aderência e roupa adequada para condições climáticas adversas (sol, chuva e frio) e que protejam contra o famoso capim pelo qual é necessário passar.

Como chegar ao Pico dos Três Municípios

O caminho até o Pico dos Três Municípios é de orientação “muito difícil”, segundo a classificação feita pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEEMERJ).

Ela define que essa modalidade de trilha é “fechada com traçado tênue ou inexistente e na mata”. 

O percurso que vai até o Pico dos Três Municípios, ainda de acordo com a FEEMERJ, “requer conhecimento e habilidade para navegação terrestre por meio de mapas topográficos e bússola ou aparelho de GPS”.

Vegetação fechada 📸 Roteiros e Trilhas

Vegetação fechada 📸 Roteiros e Trilhas

No Wikiloc, aplicativo de atividades ao ar livre, é possível encontrar e seguir o traçado de outras pessoas que já foram até a pedra — como o do próprio Berardi

Durante o percurso, também é importante se atentar às marcações feitas por outros caminhantes — especialmente, fitinhas amarradas em galhos e locais estratégicos.

Em todo o caso, recomenda-se a contratação dos serviços de um guia experiente para acessar o local sem problemas. 

Dito isso, vamos às orientações para chegar ao Pico dos Três Municípios. Acompanhe com a gente:

1 - Dirija-se ao Vale dos Frades, em Teresópolis

O acesso à pedra é feito pela cidade de Teresópolis. Então, você deve se dirigir à entrada do Vale dos Frades, pela RJ-130. Caso vá de transporte público, este é o ponto de descida. 

2 - Chegue à Fazenda Itatyba

Agora, será necessário percorrer cerca de 10km de estrada de chão até a Fazenda Itatyba. Especialmente em períodos chuvosos, o trecho pode ficar ruim para trafegar. 

A estrada é a mesma de acesso à famosa Cachoeira dos Frades. Por isso, pode haver lugares com mais trânsito e veículos estacionados.

Observe que, ao chegar em uma bifurcação, entre à esquerda, em uma curva fechada:

Caminho para Pico dos Três Municípios - Roteiros e Trilhas RJ
Entre à esquerda na chamada "antiga delegacia"

Então, vá até a Fazenda Itatyba e estacione do lado de fora. Existe local específico para estacionamento gratuito, com 5 vagas

Se o portão principal estiver fechado, não se assuste. Há um acesso lateral livre para pedestres.
Entre por ele e prossiga a pé.

Entrada da Fazenda Itatyba, no acesso ao Pico dos Três Municípios
Entrada da Fazenda Itatyba, no acesso ao Pico dos Três Municípios
Acesso lateral para a Fazenda Itatyba

Continue pelo caminho de pedras e vire à direita, após a ponte. O percurso é de subida leve e o caminhante passa pelo lindo vale da fazenda, com animais e plantação de frutas.

Depois de algumas construções, o percurso é rodeado por pinheiros, formando um visual deslumbrante. Continue caminhando até chegar à famosa “Fonte da Sede”.

Pico dos Três Municípios - Roteiros e Trilhas RJ (24)
Destaque para a simpática cadelinha que nos acompanhou pelo caminho 📸 Roteiros e Trilhas

3 - Passe pelo Pico Maior do Vale dos Frades

Agora, sim, se inicia a parte mais exigente da trilha do Pico dos Três Municípios. Suba uma escadinha ao lado esquerdo da Fonte da Sede. Logo, a mata fica mais fechada, surgem bambuzais e a subida começa a ficar mais íngreme.

Pico dos Três Municípios - Roteiros e Trilhas RJ (24)
Fonte da Sede 📸 Roteiros e Trilhas

Vegetação fechada 📸 Roteiros e Trilhas

Depois dessa parte, você vai se deparar com o grandioso Pico Maior do Vale dos Frades, com seus 2.015 metros de altitude. Então, margeie a pedra até descer para uma fonte de água. Atente-se às partes mais escorregadias.

Passagem ao lado do Pico Maior do Vale dos Frades 📸 Roteiros e Trilhas

Fonte de água 📸 Roteiros e Trilhas

4 - Passe pela mata

Aí, então, será necessário subir mais um íngreme trecho de mata. Ao chegar ao topo, você terá que fazer uma considerável descida, em um exercício de paciência do montanhista.

Essa região é particularmente úmida e escorregadia. O mato cresce rápido, há muitas raízes e lama. Em alguns momentos, você se depara com riachos e charcos. Por isso, atenção redobrada!

5 - Vença o trecho com capim de anta

Em seguida, você chega à famosa região de capim de anta. A vegetação é rígida, cortante e facilmente chega aos 2 metros de altura.

Devido à sua alta densidade, é fácil se perder na trilha. Especialmente neste ponto, esteja muito atento ao percurso. Fitinhas amarradas em árvores ajudam o caminhante a se guiar. 

Também observe o chão. Ainda que seja difícil visualizá-lo em vários pontos, seja cuidadoso para evitar buracos, raízes grandes e protuberantes, lama e até mesmo animais peçonhentos.

Um labirinto feito por capim de anta 📸 Roteiros e Trilhas

6 - Ataque ao cume!

Parte da subida final é feita em meio ao capim de anta e parte dela é feita em costões de pedra. Como dissemos, as lajes são íngremes e podem estar molhadas mesmo em época de pouca chuva.

Devido a essas condições, talvez seja necessário fazer verdadeiros zigue-zagues pela pedra para encontrar o melhor ponto de passagem.

Esteja de olho no mapa e nas condições do terreno para se localizar e subir até o pico com segurança.

7 - Aproveite a vista

Depois de todo o exigente percurso, você será agraciado com uma das vistas mais bonitas da região. Diversas montanhas das cidades ao redor podem ser visualizadas, como Três Picos, Faraó e Pico da Caledônia.

É realmente incrível, não é mesmo?

Informações técnicas sobre a trilha do Pico dos Três Municípios

Altitude do Pico dos Três Municípios: 2.081 metros
Esforço físico: pesado
Exposição ao risco: alta
Insolação: média
Orientação: muito difícil

Desnível: cerca de 1.100 metros
Duração aproximada: entre 06h e 09h
Fonte de água: sim
Funcionamento: diariamente
Entrada: gratuita
Agendamento: não é necessário
Contato: (21) 2649-6847 — PETP

Entenda as informações técnicas

📸 Reprodução: FEMERJ

E, então, animado (a) para fazer a trilha? 
Caso tenha dúvidas, deixe-as aqui nos comentários!
Se já foi ao Pico dos Três Municípios, conte para gente a sua experiência! 

👇✉️

5 thoughts on “Pico dos Três Municípios: a exigente trilha que leva a um dos pontos mais deslumbrantes do RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *