7 trilhas no interior do Rio de Janeiro para iniciantes

As cidades do interior do Rio de Janeiro têm uma biodiversidade incrível! Em meio a florestas, montanhas, rios, cachoeiras e praias, os municípios fluminenses são repletos de excelentes trilhas — inclusive, para quem está começando no mundo de aventuras.

Mesmo que você seja mais experiente, temos certeza de que vai gostar da lista que preparamos. As opções são ótimas dicas para passeios em família de forma rápida e divertida.

Veja, a seguir, 7 trilhas no interior do Rio de Janeiro para iniciantes:

O que você precisa saber sobre as trilhas no interior do Rio de Janeiro para iniciantes

Antes de falarmos sobre as alternativas de passeio, é importante que você saiba que esta seleção foi feita com base na Metodologia de Classificação de Trilhas, elaborada pela Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Vale a pena dar uma olhada rápida no assunto para que você entenda melhor o que deve considerar ao escolher entre as opções.

A FEMERJ classifica as trilhas segundo características biofísicas conforme 4 parâmetros: esforço físico, exposição ao risco, orientação e insolação.

Ainda segundo a federação:

  • Esforço físico: avalia o nível de esforço físico necessário para cumprir o percurso em função de parâmetros específicos;
  • Exposição ao risco: avalia a dificuldade do trajeto em relação ao nível e à frequência de exposição a riscos;
  • Orientação: avalia o grau de dificuldade para o usuário manter-se orientado na trilha;
  • Insolação: avalia o percentual de exposição ao sol na trilha.

Neste conteúdo, priorizamos trilhas de esforço físico leve/leve superior, baixa exposição ao risco, de fácil orientação e insolação baixa/média.

Fizemos este filtro para que iniciantes tenham acesso a lugares que estejam de acordo com o seu nível para caminhadas, está bem?

Dito isso, vamos seguir para a lista com 7 trilhas leves no interior do Rio de Janeiro. Confira!

01 — Trilhas da REGUA, Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu

A Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) é uma das maiores restauradoras de ecossistemas florestais do estado do Rio de Janeiro. Ela fica localizada em Guapiaçu, na cidade de Cachoeiras de Macacu, a menos de 100 km da capital.

A reserva desenvolve programas de restauração de habitats degradados, de controle à caça e exploração predatória de recursos naturais, de incentivo à pesquisa científica, entre outros objetivos.

A reintrodução das antas nas matas fluminenses é um dos seus projetos mais populares. Extintos há mais de 100 anos no local, os animais chegaram à reserva em 2017 e, inclusive, já se reproduzem, demonstrando a sua boa adaptação.

Reintrodução das antas no Rio de Janeiro
📸 Reprodução: Reserva Ecológica de Guapiaçu

Atualmente, a REGUA tem 5 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que, somadas, chegam a 730 hectares “de áreas destinadas à conservação da natureza e à manutenção da biodiversidade”.

Em meio a este incrível cenário, existem algumas trilhas que podem ser acessadas de forma gratuita ou paga.

Funcionamento: diariamente
Entrada: gratuita para algumas trilhas, paga para outras
Agendamento: necessário
Contato: (21) 98370-6712 / contato@regua.org.br

Veja detalhes sobre as trilhas da REGUA: 

1.1. Alagados/Trilha Amarela

A Trilha dos Alagados pode ser feita durante a semana e aos finais de semana (quando precisa de confirmação). 

Ela tem desnível leve (com altitude máxima de 50 metros) e a maior parte do caminho é realizada em lugar plano. O percurso tem 2,8 quilômetros de distância e a estimativa de duração é de 1 a 2 horas

A Trilha Amarela é repleta de placas indicativas e informativas, e proporciona um belíssimo visual dos Alagados.

1.2. Trilha Marrom

Com 5 quilômetros, a Trilha Marrom é considerada fácil; entretanto, observe que, em alguns locais, ela pode ficar mais estreita e ter lama após chuva.

O percurso pode ser feito entre 1,0 e 2,5 horas, de acordo com o condicionamento físico dos caminhantes e com as paradas pelo caminho. A altitude máxima é de 50 metros.

1.3. Trilha da Cachoeira/Trilha Verde

A Trilha Verde não se inicia na sede da REGUA e só pode ser feita com a contratação de guia da reserva. O valor é de R$150, em 2023, e contempla o guiamento de até 10 pessoas. 

A caminhada tem cerca de 5 km e dura entre 4 e 5 horas, com desnível maior do que o apresentado pelas demais opções da REGUA, chegando a 600 metros de altitude.

As trilhas Amarela e Marrom são de esforço físico leve; a Verde é considerada leve superior. 

Onde fica a REGUA: Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, RJ

Use o mapa acima para calcular a sua rota e saber como chegar à REGUA de acordo com o seu ponto de partida.

04 — Trilha da Cascata do Conde d'Eu, em Sumidouro

Se você quer ter um visual de tirar o fôlego no interior do Rio de Janeiro, precisa conhecer a Cascata do Cascata Conde d’Eu, em Sumidouro. Ela é considerada a maior queda d’água de todo o estado, com seus 127 metros de altura.

O incrível atrativo natural pode ser acessado pela RJ-148, que liga as cidades de Nova Friburgo e Sumidouro. Será necessário pegar uma estrada de chão de aproximadamente 5 km de extensão e, em seguida, fazer a rápida trilha a pé.

Observe que a rua de terra batida pode estar acidentada e com buracos, sendo mais facilmente acessada por motos e carros 4 x 4. Então, estacione onde der e siga o percurso caminhando.

Além disso, note que, mesmo que seja uma trilha curta, o caminho até à Cascata pode ser escorregadio devido aos respingos da queda d’água pelo trecho de terra. 

Um lugar simplesmente incrível para você conhecer no interior do Rio, a cerca de 173 km da capital:

Informações técnicas sobre a Trilha da Cascata do Cascata Conde d’Eu

Altitude máxima: 649 metros 
Esforço físico: leve 
Exposição ao risco: baixa
Insolação: baixa
Orientação: fácil

Distância aproximada: menos de 1 km
Duração aproximada: 15 minutos (a pé)
Fonte de água: sim

Onde fica a Trilha da Cascata do Cascata Conde d’Eu: Sumidouro, RJ

Use o mapa acima para calcular a sua rota e saber como chegar à Trilha da Cascata do Cascata Conde d’Eu de acordo com o seu ponto de partida.

Funcionamento: diariamente
Entrada: gratuita 
Agendamento: não é necessário

05 — Trilhas do SOS Vida Silvestre — Papucaia, Cachoeiras de Macacu

Voltando para a cidade de Cachoeiras de Macacu, é possível ter acesso a um espaço perfeito para levar toda a família: SOS Vida Silvestre

Trata-se de centro de educação ambiental com museu, área de recreação infantil e, é claro, algumas trilhas.

O foco do SOS Vida Silvestre é na preservação da biodiversidade da Mata AtlânticaPortanto, as atividades são voltadas para a conscientização dos visitantes.

As trilhas autoguiadas levam a áreas onde é possível ter algum tipo de informação sobre ambiental. O Meliponário, por exemplo, tem espécies diversificadas de abelhas, com placas instrutivas.

3 trilhas no SOS Vida Silvestre:

  1. Lago
  2. Meliponário
  3. Mirante

Todas as trilhas são leves, rápidas e bem sinalizadas. Assim, elas são uma ótima dica de passeio para todas as idades.

Altitude máxima da trilha: aproximadamente 100 metros
Esforço físico: leve 
Exposição ao risco: baixa
Insolação: média
Orientação: fácil

Distância aproximada: menos de 1 km
Duração aproximada: 30 minutos 
Fonte de água: não

Onde ficam as trilhas da SOS Vida Silvestre: Cachoeiras de Macacu, RJ

Use o mapa acima para calcular a sua rota e saber como chegar ao início do Centro de Educação Ambiental SOS Vida Silvestre de acordo com o seu ponto de partida.

Funcionamento: diariamente, das 9h às 17h
Entrada: gratuita para a área externa e trilhas; contribuição de R$5 por visitante para entrada no museu
Agendamento: não é necessário
Contato do SOS Vida Silvestre: (21) 97250-1749/ sosvidasilvestre17@gmail.com

06 — Trilha do Morro da Cruz, em Nova Friburgo

A Trilha do Morro da Cruz se inicia logo após outro conhecido atrativo turístico de Nova Friburgo: o teleférico. Para chegar ao antigo cruzeiro e ter uma incrível vista do alto da montanha, basta subir algumas dezenas de degraus.

Você pode ir pela Rua General Osório, logo depois da Praça do Suspiro. Entre à primeira esquerda, na R. Dr. Silvio Henrique Braune, e siga até o fim da rua. Ali, ficam o Boliche e a parada do primeiro estágio do Teleférico. Há local para estacionamento gratuito.

Depois de deixar o seu veículo estacionado, comece a caminhada em direção ao Hotel Recanto da Itália. Entre nesta ruazinha e siga até encontrar a escadaria. 

Agora, é só continuar o percurso até o final dos degraus — onde fica o segundo estágio do Teleférico e a Cruz, que nomeia o morro.

A escada que leva ao Morro da Cruz não tem manutenção frequente e pode apresentar certas irregularidades. Por isso, esteja atento durante a sua caminhada.

Lá em cima, é possível ver outros gigantes de Friburgo, como Duas Pedras e Imperador, além de uma ampla vista de vários bairros do município, que está a cerca de 140 km da capital.

Informações técnicas sobre a Trilha do Morro da Cruz

Altitude máxima da trilha: 1.405 metros
Esforço físico: fácil
Exposição ao risco: baixa
Insolação: média
Orientação: fácil

Distância aproximada: cerca de 2,5 km
Duração aproximada: 2 horas 
Fonte de água: não

Onde fica a Trilha do Morro da Cruz: Nova Friburgo, RJ

Use o mapa acima para calcular a sua rota e saber, de acordo com o seu ponto de partida, como chegar ao Hotel Recanto da Itália, onde se inicia Trilha do Morro da Cruz.

Funcionamento: diariamente
Entrada: gratuita 
Agendamento: não

07 — Trilha do Jequitibá Rosa Milenar, em Cachoeiras de Macacu

Que tal levar toda a família para conhecer uma árvore com mais de mil anos, no interior do Rio? Pois a Trilha do Jequitibá Rosa é o percurso perfeito para uma caminhada leve em meio à natureza fluminense.

Para chegar a ela, dirija-se sentido ao Núcleo Jequitibá, do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), que fica em Cachoeiras de Macacu.

Estacione o seu veículo na sede, retorne alguns metros para a estrada principal e siga as placas que indicam a entrada da trilha. 

Caso esteja de ônibus, será necessário subir a rua de acesso ao PETP pela rodovia que liga Nova Friburgo a Cachoeiras, na altura da ponte de Boca do Mato.

Então, em alguns poucos minutos, o visitante chegará ao incrível exemplar de jequitibá rosa, com seus 40 metros de altura e 19 metros de circunferência. 

Sem dúvida, uma experiência incrível para toda a família!

 Informações técnicas sobre a Trilha do Jequitibá Rosa 

Altitude máxima da trilha: 440 metros
Esforço físico: fácil
Exposição ao risco: baixa
Insolação: baixa 
Orientação: fácil

Distância aproximada: cerca de 1 km
Duração aproximada: 30 minutos
Fonte de água: não

Onde fica a Trilha do Jequitibá Rosa: Cachoeiras de Macacu, RJ

Use o mapa acima para calcular a sua rota e saber como chegar à Trilha do Jequitibá Rosa de acordo com o seu ponto de partida.

Funcionamento: diariamente
Entrada: gratuita 
Agendamento: não é necessário
Contato do PETP: (21) 2649-6847

Já conhecia todas essas trilhas no interior do RJ?
Vai experimentar alguma delas depois de ler este conteúdo? 
Conta pra gente nos comentários aí embaixo 👇

Até a próxima!

2 thoughts on “7 trilhas no interior do Rio de Janeiro para iniciantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *